Notificar incidente

CNCS participa na segunda edição do exercício Blue OLEX

O exercício Blue Olex 2020 que decorreu remotamente num formato tabletop, visa a promoção da discussão política e estratégica de temas de relevo ligados à Cibersegurança.

Este ano o CNCS participou neste que se traduz como sendo um momento de construção de uma relação mais forte e coesa entre a comunidade de Cibersegurança participante neste exercício.  Neste sentido, promoveu-se o aumento da consciência situacional e a partilha das melhores práticas nesta área. Por último, foi criado um cenário para um debate político de topo, sobre questões estratégicas ligadas à cibersegurança, sendo que o resultado consistiu na criação de um quadro coerente para a gestão de crises nesta área, ao nível da União Europeia (UE).

Recorde-se que o Blue Olex 2020 reuniu não só os responsáveis pela gestão de crises no domínio da cibersegurança das autoridades competentes dos 27 Estados-Membros, mas também, a Comissão Europeia e a Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA).

De destacar ainda que, este exercício serviu também como oportunidade para o lançamento oficial da CyCLONe – uma nova rede de partilha e cooperação para os Estados Membros, resultante do trabalho realizado pelo grupo de trabalho NIS Cooperation Group, liderado por França e Itália. Desta forma, a rede em causa servirá como base para os procedimentos operacionais acordados, recorrendo às ferramentas TIC adequadas para a comunicação e partilha de informações fornecidas pela ENISA, que atua neste âmbito com o papel de Secretariado do CyCLONe.

Assim, com o apoio da Comissão Europeia, a rede já estabeleceu um roteiro para o próximo ano, que contará com três momentos-chave que contribuem para melhorar a sua preparação: O relatório do Blue OLEx 2020, o Cyber Europe 2021 e o Clue OLEx 2021. Contudo, de referir ainda que as lições aprendidas ao longo do Blue OLEx 2020 irão certamente complementar os procedimentos operacionais do CyCLONe, resultantes em exercícios futuros.