Notificar incidente

Inscrições encerradas para o 1º Curso Geral de Ciberhigiene

A primeira edição terá lugar no próximo dia 6 de maio, entre as 16h30 e as 18h00.

"A Cibersegurança é uma responsabilidade de todos para com todos" é o mote desta primeira edição.

De acordo com a Estratégia Nacional para a Segurança do Ciberespaço, “o sucesso da segurança do ciberespaço passa pela promoção de uma cultura de segurança que proporcione a todos o conhecimento, a consciência e a confiança necessários para a utilização dos sistemas de informação, reduzindo a exposição aos riscos do ciberespaço”. Para isso, é necessário sensibilizar e informar, desde os cidadãos aos decisores das diversas organizações portuguesas da importância que a Cibersegurança tem no atual contexto.

Recorde-se que compete ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), promover a partilha de conhecimentos e de uma cultura nacional de Cibersegurança a qual é operacionalizada pelo Programa de Sensibilização e Treino em Cibersegurança, tornando-se fundamental considerar o tema da ciberhigiene.

A ciberhigiene pode ser entendida como um conjunto de práticas que procuram garantir o uso seguro e consciente do ciberespaço. Desta forma, pretende-se prevenir incidentes de cibersegurança, promovendo comportamentos seguros, reduzindo a exposição aos riscos do ciberespaço e evitando incidentes e acidentes, bem como os potenciais efeitos negativos das ações desinformadas dos utilizadores da Internet.

O Curso Geral de CiberHigiene, em formato webinar, tem uma carga horária de 2,0 horas, dividida em 2 módulos: “ciber(in)segurança” e “ciberhigiene e boas práticas de Cibersegurança” que permitirão a qualquer cidadão que se registe consolidar conhecimentos e aferir boas práticas de Cibersegurança nos mais variados contextos, casa, trabalho e férias.

Este curso, é também a base complementar dos restantes cursos disponibilizados pelo CNCS em modo de e-learning (Cidadão Ciberseguro, Cidadão Ciberinformado, Consumidor Ciberseguro e Cidadão Cibersocial) disponíveis na plataforma de ensino online NAU. Mais informações aceda aqui .

De referir ainda que, à semelhança de todos os cursos disponibilizados pelo CNCS, a participação no curso é gratuita e que a assistência com sucesso ao mesmo dará direito a certificado de participação.

As inscrições para esta edição já se encontram encerradas.