Notificar incidente

Quadro Nacional de Referência em Cibersegurança permite às organizações reduzir o risco associado às ciberameaças

O Quadro Nacional de Referência em Cibersegurança (QNRCS) disponibiliza bases para as organizações identificarem potenciais riscos e fornece ferramentas para que estas possam cumprir os “requisitos mínimos de segurança das redes e sistemas de informação”.

Apesar da apresentação do documento ter tido lugar em junho (durante a conferência anual C-DAYS), num ambiente onde foi tratado a fundo o tema da economia digital e das ameaças e vulnerabilidades das organizações que englobam o ciberespaço, o documento conta agora com um novo layout que facilita a perceção e compreensão de todos os interessados.

Neste sentido, o documento conta com um conjunto de recomendações para que as organizações possam definir uma estratégia que envolva toda a sua estrutura. De forma genérica, o QNRCS conta essencialmente com cinco objetivos: “identificar”, “proteger”, “detetar”, “responder”, “recuperar”.

Recorde-se que as entidades podem aderir de forma voluntária, beneficiando assim de uma abordagem homogénea que promove uma resposta nacional às ciberameaças.

Consulte aqui o documento.